terça-feira, 25 de maio de 2010
Confiar?
Quanto mais conheço os homens, mais confio no meu...
“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apóies no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, Ele endireitará as tuas veredas”. (Provérbios 3:5 e 6)
O que é confiança? Por que é importante confiar? Para que confiar? E em quem podemos confiar?
Segundo a definição do dicionário, confiança é uma completa certeza quanto ao caráter, habilidade, força ou veracidade de alguém ou de alguma coisa. Confiar envolve dependência de alguém, ficando sob seus cuidados crendo em sua integridade. Mas será que neste mundo existe alguém digno de tal confiança? Com tanta desonestidade e interesse próprio em todos os seguimentos da vida, qual a medida de confiança que devemos colocar nas pessoas, nas organizações e nos sistemas? Vivemos num mundo, cuja atmosfera é de desconfiança; onde líderes nacionais, amigos e as vezes até mesmo pessoas mais próximas de nós traem a nossa confiança. Diante do fracasso por parte dos seres humanos, confiar tornou-se extremamente difícil.
Muitas vezes somos inclinados a confiar em coisas e pessoas que achamos que nos darão segurança. O homem pode falhar; as riquezas podem acabar e a beleza um dia vai embora. No entanto, de certa forma, nós depositamos confiança nas pessoas, principalmente naquelas que nos são chegadas, ainda que corremos o risco de sermos traídos. Mas em se tratando de vida espiritual, a confiança no homem e a auto-confiança é uma armadilha perigosa que certamente nos levará à destruição. Somente em Deus podemos confiar plenamente. Essa confiança crescerá e se fortalecerá à medida que a nossa compreensão e conhecimento a respeito dele crescer. Quando entendermos que Deus nos valoriza e nos ama mais do que a Sua própria vida, conseguiremos ver nele alguém que merece nossa plena confiança. Confiar em Deus é confiar na pessoa certa. Se a nossa confiança não estiver ancorada nele, ela será completamente sem valor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário